PRÁTICAS ESCOLARES E CURRÍCULO: UMA RELAÇÃO ÍNTIMA E PESSOAL

Hoje temos várias definições de currículo, resultado de um longo trajeto de pesquisas que buscaram compreender o que aprendemos na escola, por que aprendemos o que aprendemos, a serviço de quem (e contra quem) agem os conhecimentos escolares.

  • Nesta perspectiva, existe uma predefinição a respeito das capacidades ou incapacidades para aprender e, a escola será apenas um palco onde essas capacidades e incapacidades serão reveladas. Esta perspectiva pedagógica é chamada INATISMO ou APRIORISMO.

  • Tudo o que é “impresso” no ser humano é resultado do meio externo a ele, significa considerar o meio em que o sujeito vive, e suas experiências neste meio, como determinantes de seus comportamentos, valores, saberes e crenças. Esta perspectiva pedagógica é conhecida como EMPIRISMO.

  • Nada tem um lado só, ou seja, que tudo o que se faz tem suas implicações: uma relação de dois lados (no mínimo). Esta compreensão representa para o docente, que, nem o ser humano é apenas seus traços biológicos, trazidos ao nascer, e, ao mesmo tempo, não é, apenas, as suas experiências em um meio físico, social e cultural. Há uma compreensão DIALÉTICA, que se refere à interação entre a base biológica e o meio físico, social e cultural implicada nos processos de aprendizagem.


Dentro desta perspectiva de desenvolvimento, encontram-se as visões sobre aprendizagem interacionistas, CONSTRUTIVISTAS e sociohistóricas, por exemplo. Estas visões conceberão o conhecimento como construção, ora mais social e cultural, ora mais subjetiva ou intersubjetiva.

Dialética - Neste estudo, toma o sentido de movimento dialético que expressa a formação (de uma ideia, um argumento, um efeito ou consequência) por meio da contradição entre dois elementos que podem ser percebidos como diferentes.


Perspectivas de ensino-aprendizagem e propostas curriculares
A escola será o espaço de revelação destas capacidades. O currículo, portanto, precisaria possibilitar que se revelassem as competências.
Quando o processo de ensino-aprendizagem é compreendido como uma relação conflituosa entre nossas condições biológicas e nosso meio físico, social e cultural, o currículo, necessariamente, aponta questões que precisam ser dimensionadas em acordo com estas duas vertentes: o desenvolvimento biológico e as necessidades trazidas pelo meio físico, social e cultural.

Neste sentido, o currículo toma a perspectiva de uma caminhada que considera as particularidades de cada estudante, assim como suas necessidades.

Aprofundando a relação entre diferentes concepções de ensino e o currículo
Algumas fases em que o ensino e seus conteúdos foram vistos de maneira diferente.

  • Em um primeiro momento o ensino foi entendido como o ato de transmitir às jovens gerações um conhecimento eficaz situado nas diferentes disciplinas.
  • Superando a perspectiva anterior, baseada numa visão tradicional dos conteúdos do ensino, e como reflexo das mudanças no mundo pós-industrial, o ensino pode ser visto como treinamento de habilidades ou, ainda, como fomento do desenvolvimento natural.


O currículo, portanto, implica processos relativos ao conhecimento escolar que atuam no âmbito axiológico (referente aos valores), no âmbito epistemológico (referente aos conhecimentos), ou, ainda, no âmbito dos procedimentos: tudo o que diz respeito ao que se ensina, como se ensina, para que e para quem se ensina, mantém relação com os estudos sobre currículo.

Resumo da aula 1 do livro Currículo - CEDERJ

Nenhum comentário: