As concepções sobre a ciência e o cientista
É necessário entender o conhecimento científico como o
resultado de uma produção histórica e social, ou seja, de uma criação.
Com freqüência, a idéia de Ciência e de cientista é muito distorcida.
As representações são masculinas, as figuras têm os cabelos desarrumados, uma
lâmpada na cabeça saindo faíscas, raios em explosão de tubos de ensaio,
fumacinhas subindo de diversos equipamentos de laboratório além de outras
figuras do gênero ou correlatas. Estes são alguns dos ESTEREÓTIPOS construídos
socialmente para indicar o entendimento sobre a Ciência e o cientista.
Nem os próprios cientistas acreditam mais no conhecimento
científico como “a verdade” absoluta. Então, isso é mais um motivo para romper
com as práticas do ensino de Ciências centradas na memorização e na repetição
mecânica e sem sentido. A ciência ela é resultado do processo de busca do
conhecimento; é um exercício constante de aproximação da realidade, e como tal,
é histórica e socialmente determinada.
O QUE É CIÊNCIA?
Há três principais concepções de Ciência ou de ideais de
cientificidade:
• a racionalista – que se estabelece da Antigüidade
grega até o final do século XVII; a Ciência é um conhecimento racional dedutivo
e demonstrativo e tem a Matemática como exemplo.
Portanto, é científico tudo que pode ser matematizado,
transformado em fórmulas dedutíveis, calculáveis, passíveis de demonstrações
matemáticas.
• a empirista – que vigora desde a medicina grega e
Aristóteles até o final do século XIX; a ciência é uma interpretação dos fatos baseada
em observações e experimentos que permitem estabelecer induções e que, ao serem
completadas, oferecem a definição do objeto, suas propriedades e suas leis de
funcionamento
• a construtivista – bem mais recente, pois se inicia
no século XX, a ciência é uma construção de modelos explicativos para a
realidade e não uma representação da própria realidade
O cientista, na concepção construtivista, utiliza-se do
racionalismo, pois quer que o método utilizado lhe permita chegar a axiomas,
postulados e definições sobre o objeto científico. Ele vê, também, instrumentos
úteis no empirismo, ao fazer uso da experimentação que pode orientá-lo a
modificar postulados e definições. A Ciência, nesse caso, não abandona as
concepções anteriores (racionalista e empirista), mas se diferencia por uma
atitude científica orientada pela incerteza, pela transitoriedade, sem temer a
perda do caráter de cientificidade, por não ser absoluta, mas permanentemente aberta
às correções dos modelos e dos princípios da teoria.
Os dois pontos fundamentais – dominação e poder – garantem a
existência de uma nova forma de concepção científica. A Ciência moderna tem seu
pressuposto na idéia de intervir na Natureza, de conhecê-la para reapropriar-se
dela, numa tentativa de controle. A nova Ciência se associa à técnica.
O QUE É TÉCNICA? O QUE É TECNOLOGIA?
Ao longo da história da Ciência, observa-se um desenrolar da
técnica como instrumento de trabalho até tornar-se tecnologia, na Ciência
moderna e contemporânea, o que temos é a produção de tecnologias,
desenvolvidas a partir de um determinado conhecimento científico e que
interferem nos resultados das pesquisas científicas.
Há um limite tênue entre técnica e tecnologia.
“A técnica é um conhecimento empírico que, graças à
observação, elabora um conjunto de receitas e práticas para agir sobre as
coisas. A tecnologia é um saber teórico que se aplica praticamente.” A
tecnologia moderna é Ciência aplicada. a Ciência moderna e contemporânea
transforma a técnica em tecnologia, isto é, passa da máquina-utensílio para a
máquina como instrumento de maior precisão, a fim de dar conhecimentos mais
exatos e precisos que irão gerar novos conhecimentos, numa cadeia incessante.
QUAIS SÃO AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TÉCNICA, TECNOLOGIA
E ENSINO DE CIÊNCIAS?
O que temos na escola é o que chamamos de conhecimento
escolar, uma aproximação didática do conhecimento científico. Se o professor
trabalha com o conhecimento como algo pronto e acabado, geralmente irá
reproduzi-lo. Se o entende como uma produção histórica, social e cultural, fará
com que os alunos reflitam sobre o assunto e o discutam.
3 comentários:
Muito esclarecedor.Foi de grande valia as informações.
Da pra entender mas esses blocos no fundo complica
Maravilhoso ensino
Gostei
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