TÉCNICA, TECNOLOGIA E CIÊNCIA: IMPLICAÇÕES PARA A VIDA NO PLANETA

Uma tecnologia produz mudanças com implicações muito maiores do que normalmente se dá atenção. Elas acontecem no plano da produção dos bens de consumo e das relações sociais, por isso a tecnologia gera implicações econômicas, políticas, sociais e culturais. Em nome do progresso, as construções urbanas tornam a vida humana cada vez mais solitária, a poluição do ar provocada pelas fábricas aumenta, áreas verdes e de preservação ambiental são alvo de especulações imobiliárias.
Desde o início do século XX já existem reflexões sobre a técnica. Entretanto, poucos estudiosos identificaram que o interesse deveria ser deslocado da técnica para a tecnologia, ou seja, que a técnica contemporânea não está restrita ao trabalho manual ou mecânico que se realiza sobre um material.

A técnica é tão antiga quanto a existência da humanidade. No estágio inicial da história da Ciência, o instrumento é um prolongamento do corpo humano. O martelo aumenta a potência do braço e o arado é a mão escavando o solo.
No século XVII, com a Ciência moderna, as perspectivas de avanço tecnológico cresceram e uma de suas características marcantes é que agora o homem quer submeter a Natureza às suas ordens. Enquanto o instrumento constitui uma extensão do corpo, temos a técnica potencializando a energia humana.

No contexto de associação entre Ciência e técnica, há uma transição do uso do instrumento e da ferramenta para a máquina que executa o que antes o homem fazia.
Podemos, finalmente, compreender o seguinte: A tecnologia é definida como toda invenção, incluindo ferramentas, máquinas, materiais e recursos que facilitam a vida das pessoas.
A presença de novas tecnologias provoca mudanças sucessivas na organização política, econômica e social. uma conseqüência social é o desemprego causado pela substituição massiva de pessoas por tecnologias que substituem o trabalho humano.


TECNOLOGIAS DO DIA-A-DIA: O QUE MUDA NA MINHA VIDA?
É evidente e você já deve ter se convencido de que as implicações da Ciência e da tecnologia têm uma repercussão enorme na sociedade. A primeira repercussão está diretamente relacionada às pessoas, provocando o abandono de muitas crenças tradicionais e a adoção de
outras, legitimadas pelo método científico.

Os avanços vertiginosos da Ciência e da tecnologia também vêm apresentando conseqüências para o homem e para o meio ambiente, aumentando a preocupação social com o destino da humanidade. Estamos esgotando concentrações minerais depositadas ao longo de toda a história geológica, como é o caso do petróleo. Modificamos o teor das substâncias da atmosfera global numa escala suficiente para alterar o CLIMA, com sérias conseqüências econômicas e sociais.

Quais os avanços da ciência e da tecnologia poderiam contribuir? Os pesquisadores respondem que são:
• alimentos;
• suprimentos de materiais;
• transporte;
• habitação;
• segurança.

Mas, para isso, seria necessário um sistema social que facilitasse uma adaptação rápida às mudanças. Isso, com certeza, pode ser viabilizado pela democratização do processo educacional, garantindo não só acesso, mas qualidade do ensino.

Nenhum comentário: