Quando passamos a ter um objeto específico de investigação,
aliado a um método pelo qual se fará o controle desse conhecimento, temos aí a
Ciência moderna. Cada ciência se torna, ao longo da história, uma ciência
particular, porque consegue delinear o seu campo de trabalho específico.
A Ciência, antes de tudo, desconfia, põe em dúvida toda e qualquer
certeza, ela quer ultrapassar as aparências. E, para isso, o conhecimento que
ela persegue tem características que o identificam e que se opõem, em quase
todos os aspectos, ao saber popular.
A Ciência moderna e contemporânea faz o tempo todo, não aceitando
nada como resultado final, pronto e acabado, cristalizado; ao contrário,
postula a instalação de uma pedagogia da incerteza, da insegurança e da
provisoriedade, que rompe com parâmetros dogmáticos e absolutos ou de verdades
definitivas.
Se não refletirmos sobre nosso trabalho, como teremos
condições de “ensinar a pensar”? Assim como a Ciência trabalha com a dúvida, o
educador deve duvidar de si mesmo.
A Ciência não é o único caminho que leva à busca do conhecimento,
à ânsia de encontrar a verdade e a certeza; muito menos o conhecimento
científico se caracteriza pela verdade ou certeza. O que de fato diferencia o
conhecimento científico é a sua forma, o modo de conhecer, e os instrumentos,
as ferramentas para conhecer, ou seja, os seus métodos e suas técnicas.
Características
|
|
Saber popular
|
Conhecimento
científico
|
Subjetivo
|
É objetivo
|
Qualitativo
|
é quantitativo
|
Heterogêneo
|
É homogêneo
|
Individualizador
|
É generalizador
|
Generalizador
|
É diferenciador
|
Relações de causa e efeito com base na aparência
|
Só estabelece relações causais depois de investigação
árdua e comprovações que as justifiquem.
|
Identifica-se com a magia.
|
Rompe com a magia – porque apresenta explicações racionais
para os fatos ou fenômenos.
|
Resulta do trabalho de investigação.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário