Os diferentes modos de conhecer: o conhecimento científico



Quando passamos a ter um objeto específico de investigação, aliado a um método pelo qual se fará o controle desse conhecimento, temos aí a Ciência moderna. Cada ciência se torna, ao longo da história, uma ciência particular, porque consegue delinear o seu campo de trabalho específico.

A Ciência, antes de tudo, desconfia, põe em dúvida toda e qualquer certeza, ela quer ultrapassar as aparências. E, para isso, o conhecimento que ela persegue tem características que o identificam e que se opõem, em quase todos os aspectos, ao saber popular.

A Ciência moderna e contemporânea faz o tempo todo, não aceitando nada como resultado final, pronto e acabado, cristalizado; ao contrário, postula a instalação de uma pedagogia da incerteza, da insegurança e da provisoriedade, que rompe com parâmetros dogmáticos e absolutos ou de verdades definitivas.
Se não refletirmos sobre nosso trabalho, como teremos condições de “ensinar a pensar”? Assim como a Ciência trabalha com a dúvida, o educador deve duvidar de si mesmo.


A Ciência não é o único caminho que leva à busca do conhecimento, à ânsia de encontrar a verdade e a certeza; muito menos o conhecimento científico se caracteriza pela verdade ou certeza. O que de fato diferencia o conhecimento científico é a sua forma, o modo de conhecer, e os instrumentos, as ferramentas para conhecer, ou seja, os seus métodos e suas técnicas.

Características
Saber popular
Conhecimento científico
Subjetivo
É objetivo
Qualitativo
é quantitativo
Heterogêneo
É homogêneo
Individualizador
É generalizador

Generalizador
É diferenciador
Relações de causa e efeito com base na aparência
Só estabelece relações causais depois de investigação árdua e comprovações que as justifiquem.

Identifica-se com a magia.
Rompe com a magia – porque apresenta explicações racionais para os fatos ou fenômenos.


Resulta do trabalho de investigação.

Nenhum comentário: