A avaliação educacional e a prática docente
cotidiana
Reflexão inicial
Prática de ensino, pra quê?
Ela inclui aprendizagem de
ações para uma atuação eficaz em sala de aula. Essa aprendizagem é necessária
na prática docente.
Currículos tradicionais ® prática de ensino ® integração de disciplinas teóricas e fundamentação.
Problematização ® expressa uma visão e prática da avaliação que são o
oposto das tradicionais. Compreensão crítica do mundo.
Paradigmas avaliativos
Paradigma é um modelo ou
padrão a ser seguido. Conjunto de conceitos e métodos aceitáveis e úteis para
um dado conjunto de estudiosos.
Paradigma objetivista
Tende a associar a avaliação
com medidas dadas às suas bases epistemológicas calcadas no positivismo. O
processo de avaliação da aprendizagem se dá através de testes e outros
instrumentos de apreciação, onde se atribui qualidade ao que é avaliado.
Preocupa-se com a objetividade.
Paradigma
  Objetivista 
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Professor 
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Preocupa-se com a objetividade científica e passa
  por um processo de alienação na prática de ensino-aprendizagem. 
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Aluno 
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São levados a aprender determinados conteúdos tidos
  como importantes, mas que se distanciam de sua realidade social e de seus
  interesses. 
 | 
 
Processo Avaliativo 
 | 
  
•
  Preocupação com a objetividade, com a reificação das coisas.  
•
  Ênfase na mensuração.  
•
  Rigor científico na construção dos instrumentos de avaliação.  
•
  Uso de testes e instrumentos objetivos.  
•
  Redução máxima dos critérios e valores subjetivos.  
•
  Expectativa de que se pode avaliar, aprovar, aceitar ou recusar qualquer
  coisa com certos critérios ou com uma escala de valores. 
 | 
 
Influenciados por este
paradigma: SAEB, ENEM ENC ou PROVÂO
Críticas ao paradigma objetivista:
·        
Os alunos
aprendem determinados conhecimentos tidos como importantes, mas que distanciam
dos seus interesses pessoais ou sociais.
·        
Processo de
alienação implícito nas práticas de ensino, destituídos de sentido.
·        
Presta-se a
finalidades de classificação, discriminação e exclusão.
·        
Está dissociada
das realidades política e social.
Paradigma subjetivista
Subjetivo é uma palavra
relativa ao sujeito, seu modo individual, pessoal ou particular de ser.
É o paradigma qualitativo,
associado à idéia de que há interferências subjetivas individuais nas
investigações científicas. Tendências: Construtivismo social e Teoria crítica.
A avaliação está sempre
presente, é permanente e diária. O aluno é o centro dinâmico do processo de
ensino aprendizagem.
Paradigma
  Subjetivista 
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Professor 
 | 
  
Valoriza
  as intenções dos alunos ao longo do processo de ensino, aprendizagem e
  avaliação, enfatizando suas faculdades de percepção. 
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Aluno 
 | 
  
É
  colocado no centro dinâmico do processo de ensino e aprendizagem. 
 | 
 
Processo
  Avaliativo 
 | 
  
É
  permanente, associada ao processo de ensino e aprendizagem. É expressa pelo
  avaliador, conforme sua subjetividade, sem que tenha de recorrer a objetos
  concretos e mensuráveis. 
 | 
 
Sua presença nos processos de
avaliação educacional é acentuada, disputando ainda hoje a hegemonia com o
paradigma objetivista.
Críticas ao paradigma subjetivista
·        
Atribui origens
distantes e abstratas às coisas, servindo a grupos e classes hegemônicos interessados
na manutenção da avaliação nessas bases.
·        
A incapacidade
avaliativa.
·        
Exaltação do
individualismo na redução do ser a uma vontade supra-individual.
·        
O paradigma
subjetivista detém-se excessivamente no percurso e na modalidade da
aprendizagem realizada, não preparando o aluno para situações competitivas, em
que ele precise competir com outras pessoas. (concursos)
Podemos encontrar diversas
tendências avaliativas sobrevivendo em meio a ambos os paradigmas, sem se
modificarem a cada vez que aparecem.

17 comentários:
adorei o seu resumo, me ajudou mto a fezer minha AD de prática. obg!!
ME ajudou muito!m Obrigado
Muito bom.Parabéns.
Valeu pelas orientações!!!!
Adorei! tb faço pedagogia no Cederj! O seu material me ajudou mais do q o da apostila !!!!
Boa noite, rápida e objetiva tua explicação, também sou aluno do CEDERJ/UFRJ, cursando Licenciatura em Ciências e Biologia. parabéns, e espero encontrar mais conteúdos para que me enriqueça.
Olá. Também sou aluna do Cederj, na graduação de Biologia. Suas explicações também me ajudaram a responder a AD de Prática de Ensino III. Obrigada! Abraços!
Adorei seu blog, muito bom!
Obrigada pela luz!!! Tão sucinto e certeiro! Parabéns!!!
Adorei sua explicação. Bem mais fácil do que as da apostila (também faço Cederj). Muito obrigada!
Muito obrigada.
olá!
também sou aluna de turismo do cederj e suas explicações aqui não só me ajudou a fazer a Ad1 de praticaIII como também me ajudou muito no entendimento da matéria! parabéns valeu mesmo!
Obrigada pelas orientações me ajudou muito.
Se você é aluno do CEDERJ e está com preguiça de pesquisar na apostila deixa o like
Parabéns, você inspira muitos iniciantes, assim como eu. Obrigada!
Gostei.Obrigada .Estou fazendo a AP2 de prática e me ajudou.
Muitos likes.
Obrigada, ótimo conteúdo me ajudou muito
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