O CONHECIMENTO COMO CONDIÇÃO HUMANA




Exercemos a capacidade de conhecer e de pensar, durante toda a vida. O homem é dotado das capacidades de conhecer e de pensar, que constituem também, uma necessidade para ele.
Necessidade de sobrevivência. O conhecimento é, pois, uma necessidade humana de compreensão e transformação da realidade circundante.

Os animais conhecem a Natureza para subjugar-se a ela, enquanto o Homem conhece a Natureza para subjugá-la, ou então vive numa eterna tentativa de subjugá-la. Uma tentativa às vezes desastrosa é verdade, que, com freqüência maior do que desejaríamos, produz desequilíbrios no meio ambiente e conseqüências severas à existência na Terra.

CONHECIMENTO SENSORIAL E CONHECIMENTO INTELECTUAL

A realidade sensorial é possível de ser captada tanto pelo ser humano como pelos animais.
Ambos, em escalas diferenciadas, têm a capacidade de apreender realidades sensoriais, tais como cores, odor, movimento, configurações, dureza, paladar, temperatura, som etc.
Entretanto, o Homem pode ir além da percepção sensorial da realidade material. Ele tem a possibilidade de ultrapassar esses limites, criando relações formais de comparar, de analisar, de isolar elementos, de abstrair, de generalizar.

Quando falamos de conhecimento sensorial, comum aos homens e aos irracionais, pensamos em apreender o fato, a coisa em si, a realidade concreta. Já quando falamos de conhecimento intelectual, pensamos no que é possível ir além das aparências, do fenômeno, da coisa em si mesma.

O conhecimento intelectual não se limita à captação da imagem sensorial dos objetos; ele atinge o real na sua essência, não fica apenas na aparência. Opera sobre os dados sensoriais, ultrapassando-os. Formula conceitos gerais, abstratos, definições universais, relações ideais.

O conhecimento científico, no qual vamos nos deter mais adiante, pertence ao grande gênero do conhecimento intelectual.

A Ciência geralmente começa pela observação das coisas e se concretiza quando consegue a demonstração das causas de um determinado fenômeno. Há uma continuidade entre o conhecimento sensorial, o conhecimento intelectual e o conhecimento científico.

SABER POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO

A palavra saber, num primeiro momento, está ligada à experiência do sensível. O saber popular é a forma de conhecer a realidade em que se vive, age, mora, fala, integrando o homem a seu meio. Esse conhecimento do senso comum, ou empírico, construído principalmente pelas classes populares, não explica o porquê das coisas. As diferentes classes sociais, de acordo com sua posição, buscarão as explicações de suas experiências vividas de formas diferentes.
O saber popular, também denominado conhecimento empírico, conhecimento do senso comum, é o modo comum, usual, espontâneo de conhecer. É um conhecimento ingênuo por não ser crítico, por não se colocar como problema. O saber popular é o conhecimento do povo, um conhecimento sobre os fatos, sem lhes inquirir as causas.

Nenhum comentário: