A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL

A formação de impérios coloniais nas Américas possibilitou a exploração dos recursos naturais existentes em abundância, como, por exemplo, a madeira, o ouro, a prata e a cana-de- açúcar. A exploração irracional de tais riquezas trouxe profundas alterações no meio ambiente das Américas, provocando, ao longo do tempo, desmatamento, alteração climática, poluição de rios e extinção de espécies vegetais e animais.
O crescimento das cidades, no século XX, trouxe novo impacto ao meio ambiente a partir da ocupação desordenada do solo, da multiplicação de fábricas e do aumento da frota de automóveis.
Nas décadas de 1980 e 1990, cresceram os problemas ambientais em países como o Brasil, e profundas mudanças aconteceram no meio ambiente, interferindo na qualidade de vida da população.

OS RESULTADOS DAS CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS SOBRE MEIO AMBIENTE

As Conferências de meio ambiente patrocinadas pela ONU foram marcos decisivos na luta por um ambiente saudável no planeta; mas a Conferência de Estocolmo foi a primeira grande conferência que tratou da questão ambiental em termos mundiais e favoreceu a implementação de programas, projetos e ações nessa área nos mais diferentes países.


Na Conferência do Rio de Janeiro / Brasil (1992), foi consagrado o conceito de desenvolvimento sustentável, que pode ser definido como o modelo de desenvolvimento que utiliza racionalmente os recursos naturais em prol da atual e das futuras gerações. Nessa Conferência foi criada a Agenda 21, que traduz em ações o conceito de desenvolvimento 
sustentado, visando a implementá-lo efetivamente no século que se inicia.

A Conferência de Johannesburgo / África do Sul (2002), convocada pela ONU para definir metas e planos de implementação do que se convencionou chamar “Espírito do Rio” (resultados visíveis da Conferência do Rio, como a Agenda 21), fracassou em parte quanto a seus objetivos. Entretanto, temas como gênero, direitos dos trabalhadores e saneamento básico tiveram avanços significativos: o acesso à água e ao saneamento para metade da população mundial foi assegurado, a partir de 2015; ficou acertada, também, a redução da destruição da biodiversidade até 2010; na área de pesca, houve a promessa de recuperar as áreas pesqueiras até 2015.

AÇÕES DO HOMEM SOBRE O AMBIENTE

A civilização construída pelo homem na Terra pode ser caracterizada, hoje, pelos seguintes aspectos:
• exploração crescente dos recursos naturais;
• mecanização da agricultura e pecuária;
• industrialização;
• ênfase na ciência e tecnologia;
• globalização econômica.

A ação do homem sobre o meio ambiente tem originado uma série de problemas ambientais que tendem a se agravar com o decorrer do tempo.

Poluição
Poluição é o ato de contaminar ou sujar o ambiente com produtos nocivos à vida sadia. A poluição pode ser encontrada no ar, na água e no solo de qualquer região.

Efeito estufa
Efeito proveniente da absorção da radiação solar, pela atmosfera, isto é, aquecendo a superfície do planeta, há a produção da irradiação que permanece nas camadas atmosféricas interiores, elevando o seu nível térmico.

Destruição da camada de ozônio
A camada de ozônio é a camada da atmosfera terrestre situada entre as altitudes de 12 a 50km, em que existe uma concentração de ozônio relativamente elevada. As conseqüências são a interferência na fotossíntese dos vegetais e o enfraquecimento do sistema imunológico do homem devido à exposição aos raios ultravioleta.

Chuva ácida
É a precipitação contaminada por elementos gasosos que poluem a atmosfera, como o dióxido de enxofre e o óxido de nitrogênio, provenientes dos combustíveis fósseis. A chuva ácida pode ser levada a milhares de quilômetros distantes de sua origem – as chaminés de fábricas de uma determinada região –, graças à produção de ácido carbônico a partir da dissolução de dióxido de carbono na água da chuva.

Desmatamento
Desmatamento é a ação de derrubar árvores em larga escala de um terreno ou de uma região, destruindo florestas e matas.



QUADRO DEMONSTRATIVO DA INTER-RELAÇÃO ENTRE OS PROBLEMAS AMBIENTAIS















A BUSCA DE SOLUÇÕES PARA A MELHORIA DO MEIO AMBIENTE

A partir da análise dos procedimentos descritos, é possível deduzir que a solução de uma série de problemas ambientais requer, antes de tudo, planejamento estratégico, seguido da escolha da decisão mais apropriada para cada caso. O envolvimento das diversas instâncias (governo, empresas e sociedade) na busca da solução ideal, dependendo dos interesses em jogo, é fundamental para o equacionamento dos problemas ambientais.















Nenhum comentário: