PRÉ SILÁBICO | - Inicialmente se escreve em desenhos, assim como se lê em desenhos.
- As crianças descobrem que se escreve com letras, mas isso não significa que imediatamente elas compreendam que a escrita tem a ver com a pronúncia das palavras.
Intermediário 1 – Momento de conflito. Compreensão da estabilidade da escrita | - Palavras – associação palavra-objeto; memorização global de palavras significativas; análise da constituição de palavras.
- Letras - Análise dos aspectos gráficos-topológicos de forma, de posição; introdução dos aspectos sonoros através das iniciais das palavras; distinção entre letras e números.
- Textos/frases – Vinculação discurso oral com texto escrito; distinção entre imagem e escrita; suportes diferentes de textos; letras como constituintes do texto; distribuição espacial do texto e orientação da frase.
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SILÁBICO | - Vinculação pronúncia escrita; corres-pondência quantitativa de sílabas orais e letras isoladas.
- A não codificação do que a criança escreve constitui um impacto para ela
Intermediário 2 – Momento de conflito. Aumento do número de letras, abandonando a hipótese silábica. Acréscimo de letras após a escrita das palavras. | - Palavras – Ênfase na análise da primeira letra, no contexto da primeira sílaba; contraste entre as palavras memorizadas globalmente e a hipótese silábica; contagem do número de letras, desmembramento oral de sílabas e hipóteses de repartição das palavras.
- Letras – Reconhecimento do som das letras; prosseguimento do estudo das formas e da posição (cursivo e imprensa)
- Textos – Preferência para textos cujo conteúdo já esteja memorizado de antemão; pesquisa de qualquer palavra no texto.
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ALFABÉTICO | - Fonetização da sílaba (estalo da alfabetização)
- O aluno escreve alfabeticamente algumas sílabas e continua silábico em outras
- As palavras tendem a desaparecer como um todo
| - Palavras – reconhecer a escrita global de palavras significativas; desmembramento das palavras em todas as suas sílabas.
- Letras – Continuação do reconhecimento da grafia e do som das letras Inicial, final, iguais, uso de alfabetos em materiais diversos (para que as letras adquiram significado dentro de outros contextos)
- Textos – Estímulo á produção de textos individual e coletivamente; leituras globais e parciais de textos; contagem de palavras e frases; análise dos espaços entre as palavras.
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